Status do ProjetoInicio

Boletim de Atualizações | 05

O Projeto QUALARIA está em seu início. Estamos fazendo alinhamentos internos sobre a metodologia e a modelagem de IA que serão utilizadas, buscando e definindo locais para instalação dos sensores, e entrando em contato com possíveis stakeholders para o Projeto. Se você tiver alguma sugestão de local de instalação ou stakeholders, pedimos gentilmente para entrar em contato conosco.

Realizamos reuniões periódicas com todos os envolvidos no Projeto e pretendemos manter nossos stakeholders informados através deste Boletim de Novidades e reuniões trimestrais para que possamos ouvir suas sugestões e contribuições.

Abaixo listamos as principais conquistas do Projeto até o momento:

1. Atualizações de modelagem

Durante o mês de fevereiro de 2025, continuaram os testes com o modelo WRF-Chem usando o sistema de computação de alto desempenho Levante. Foram feitas simulações para a primeira semana de novembro de 2023. Os objetivos da simulações foram: ter uma estimativa de tempo de simulação do modelo, avaliar o arquivo de emissões veiculares e calcular  indicadores estatísticos de performance do modelo. Assim, usando 64 processadores do Levante, a simulação de 7 dias para um domínio que abarca o sudeste do Brasil com um espaçamento de grade de 9km, pode demorar aproximadamente 6 horas. Foi construído também um arquivo de emissões veiculares que inclui uma variação por dia da semana e foi lido pelo WRF-Chem com eficiência.

Finalmente, a figura 1 abaixo mostra a comparação dos perfis diurnos de O3 nas estações de qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo e os perfis calculados pelo WRF-Chem. Mesmo subestimando as concentrações de O3,  WRF-Chem tem uma performance aceitável  obtendo coeficientes de correlação (R) acima de 0,6 e o sesgo médio (MB) varia entre os 30 ug/m3 e 10 ug/m3. Em testes futuros, vamos procurar melhorar essa estatística.

Figura 1. Perfil diurno das concentrações de O3 em diferentes estações de qualidade do ar localizadas na Região Metropolitana de São Paulo (preto) e perfil diurno calculado pelo WRF-Chem para as mesmas estações (vermelho). 

2. Chegada dos demais sensores

Os sensores do Projeto, os Bernard Air Analysers (BAA), ainda não chegaram ao Brasil. Estamos aguardando os trâmites da importadora e também necessitamos de algumas autorizações. A previsão de chegada está para as duas próximas semanas. A calibração, em primeiro momento, ocorrerá na Faculdade de Saúde Pública da USP.

3. Novos parceiros e stakeholders

Realizamos no mês de fevereiro, reunião valiosa organizada pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) com a ilustre presença de membros e secretários de outras secretarias e autarquias do município de São Paulo: Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A intenção é manter uma relação estreita com os órgãos municipais para entender quais lacunas e possibilidades o Projeto QUALARIA pode atingir para que seja uma solução melhor possível para a sociedade.

4. Locais definidos para a instalação dos sensores

Já possuímos locais definidos para a instalação dos primeiros sensores. A parceria com a Alemanha e a BMBF possibilitou que alguns dos sensores do Projeto sejam instalados no colégio alemão Humboldt na Zona Sul da cidade de São Paulo, região que ainda é bem urbanizada, apesar da presença de muitas árvores no local do colégio. A parceria com a USP possibilitou a definição de instalação de sensores no Campus Leste da USP (EACH), no Parque CienTec da USP, e no Campus Oeste da USP (Butantã), no Portão da CPTM e também no Portão 3. 

3. Inscrições para voluntários continua aberta

Já coletamos 48 respostas e estamos mapeando as melhores localidades. Caso tenha interesse ou conheça alguém ou algum órgão que tenha interesse:

Sugestões e Envolvimento de Stakeholders

A participação ativa dos stakeholders é essencial para o sucesso do projeto. Contribuições incluem:

  • Participação em reuniões e discussões;
  • Feedbacks construtivos para a melhoria contínua;
  • Envolvimento na tomada de decisões.

Continuaremos enviando boletins mensais e mantendo canais abertos para sugestões e críticas.

Caso deseje agendar uma reunião ou enviar recados, entre em contato pelos e-mails:
📧 amanda@meteoia.com | victoria@meteoia.com

 

Próximos Passos

  1. Recebimento dos sensores da Bernard em fevereiro de 2025;
  2. Calibração dos sensores junto à rede de monitoramento da CETESB até abril;
  3. Reuniões com secretarias do município e também visita das localidades para a instalação dos sensores.

Objetivo do Projeto QUALARIA

Auxiliar o aprimoramento do monitoramento e das previsões de Qualidade do Ar na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), por meio de modelos de Inteligência Artificial (IA) para resultados em alta resolução espacial, com o uso de sensores de poluentes atmosféricos de baixo custo da Bernard Technologies, em complemento à atual rede normativa da CETESB.

Participe do projeto Qualaria!