I Fórum de Previsão de Riscos Climáticos

25 de novembro

Hub Green Sampa
Como a ciência, a tecnologia e a inovação estão transformando a forma de prever e gerenciar riscos no Brasil?
Dia(s)
:
Hora(s)
:
Minuto(s)
:
Segundo(s)
Sobre o evento
Antecipar riscos é proteger o futuro
Em um cenário em que eventos climáticos extremos se tornam cada vez mais frequentes, ciência e tecnologia assumem papel central na construção de um Brasil mais resiliente.
O I Fórum de Previsão de Riscos Climáticos nasce com o propósito de reunir especialistas, gestores públicos, investidores e empresas para discutir o estado da arte em inteligência climática e suas aplicações práticas na gestão de riscos.
Debates e Apresentações

Observações de desastres e cálculos de riscos
Com base em evidências científicas e metodologias avançadas, este debate moderado pelo, Dr. Thomas Martin, cofundador da MeteoIA, explora como a observação de eventos extremos e o cálculo de probabilidades podem aprimorar a gestão de riscos e preparar organizações.
Dr. Thomas Martin
14:30h às 15:30h

Inteligência Artificial aplicada na previsão de riscos climáticos
A aplicação da IA na previsão climática já é uma realidade. Neste painel, o cofundador da MeteoIA, Dr. Gabriel Perez, demonstra como algoritmos preditivos e modelos de aprendizado de máquina podem antecipar cenários e salvar recursos, tempo e vidas.
Dr. Gabriel Perez
16:00h às 17:00h

Gerenciamento de riscos climáticos em mercados sensíveis
Nesta sessão, a diretora de Riscos da ABGR, Márcia Ribeiro, compartilha estratégias para o gerenciamento de riscos climáticos em mercados sensíveis, abordando práticas de resiliência corporativa, adaptação a eventos extremos e integração entre tecnologia, pessoas e processos.
Márcia Ribeiro
17:00 às 18:00h
Faça parte!
Com curadoria da MeteoIA, o encontro marca um ponto de convergência entre pesquisa, inovação e mercado – mostrando como a Inteligência Artificial e os dados podem transformar a maneira de prever e mitigar desastres, proteger ativos e orientar decisões mais sustentáveis.
Palestrantes confirmados

Mariana Bosso
Arteris
Mariana Bosso é Engenheira Civil pela USP São Carlos, com mestrado em Infraestrutura de Transportes pela Poli-USP. Atualmente é Gerente de Capex e Ativos do Grupo Arteris, responsável pela gestão da manutenção de taludes e estruturas das concessionárias do grupo e pela gestão dos investimentos. Sua atuação busca fortalecer a eficiência e a segurança da infraestrutura rodoviária, incorporando a visão de resiliência climática, desafio crescente e desafiador para o setor.

Elton Escobar
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)
Bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2015), com intercâmbio na Universität Hamburg – Alemanha, na área de Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais (2014/2015). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos – UFScar (2019), com estágio de 6 meses no Laboratório de Hidrologia e Sensoriamento Remoto do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-ARS Hydrology and Remote Sensing Laboratory). Doutor em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (2024). Atualmente realizada Pós-doutorado no Cemaden. Atua nas áreas de (i) geoinformática, (ii) sensoriamento remoto, (iii) sistema de alertas de alagamentos e inundações, e (iv) mudanças climáticas e segurança hídrica.

Alan Calheiros
Tecnologista e professor no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Atua no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial aplicados à estimativa e previsão de curtíssimo prazo (nowcasting) de chuva por satélite. Coordena projetos de pesquisa voltados ao avanço da previsão de eventos extremos e à promoção da ciência aberta.

Fabio Damasceno
Diretor Técnico Agro da Mapfre
Graduado em Medicina Veterinária com pós-graduação em Gestão Atuarial e Financeira.
Atua no setor de seguros para o Agronegócio desde 2002, com passagens em diversas multinacionais. Ingressou na MAPFRE em maio de 2024 para liderar a equipe técnica de seguros do agronegócio.
É membro ativo das Confederações de Mercado, CNSEG e FENSEG (Comissão de Seguro Rural), grupo de Crédito e Seguros da Câmara Temática do Ministério da Agricultura, dentre outros.

Eduardo Galeskas
ESG Mitre Realty
Graduado em ciências biológicas, especialista em gestão ambiental e pós graduado em estratégia empresarial. Possui experiência relacionada à estratégia de sustentabilidade e ESG, inventários de emissão, estratégia de mudanças climáticas, gestão de riscos climáticos, estruturação e reporte ao CDP, avaliação de ciclo de vida (ACV), certificação AQUA-HQE, responsabilidade social corporativa, mensuração de impacto social e ambiental, gestão de fornecedores, comunicação e treinamentos para sustentabilidade, engajamento de stakeholders e estudos de materialidade, definição e estruturação de indicadores de sustentabilidade e ESG, alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvimento e asseguração de relatórios de sustentabilidade (GRI Standards, IIRC e SASB).

Márcia Ribeiro
Assessora do Conselho e Diretoria da Associação Brasileira de Gerência de Riscos
Diretora de Riscos e Empreendedorismo do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-Rio), Assessora do Conselho e Diretoria da Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), Conselheira Consultiva da Sou Segura, Investidora e Conselheira Consultiva da Seniortech Ventures para Startups, Mentora e Integrante do Núcleo RJ do Instituto Vasselo Goldoni (IVG), Integrante do Grupo Mulheres no Conselho, Integrante do Compliance Women Committee (CWC). Atuou como Risk Manager em empresa do setor elétrico, responsável pelo Programa de Seguros.

Gustavo Bourdot Back
Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil - Ceped/UFSC
Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Engenharia Geotécnica e Defesa Civil. Atua no Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil. Possui experiência no desenvolvimento de pesquisas e projetos na área de gestão de riscos de desastres, dos quais destacam-se o Atlas Digital de Desastres no Brasil, a formulação de Planos Municipais de Redução de Risco, e o apoio operacional a órgãos de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

Gabriel Perez
Fundador MeteoIA
PhD em Ciências do Clima pela University of Reading, no Reino Unido, premiado com o título de melhor projeto de pesquisa.
É também Mestre (MSc) e Bacharel (BSc) em Ciências Atmosféricas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP)

Thomas Martin
Fundador MeteoIA
PhD em Ciências Atmosféricas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).
Mestre em riscos hidrológicos pela Université Grenoble Alpes, na França, e Bacharel em Geociências pela mesma instituição.
Acompanhe as novidades
Receba em primeira mão as novidades, atualizações e conteúdos exclusivos sobre o evento. Não perca nada do que está por vir!
Fórum de previsão de riscos climáticos
O encontro marcará um espaço de diálogo entre ciência, tecnologia e mercado, evidenciando como a inteligência climática pode orientar decisões estratégicas, reduzir perdas e fortalecer a resiliência do país diante dos eventos extremos.
