Status do ProjetoInicio

Boletim de Atualizações | 01

O Projeto QUALARIA está em seu início. Estamos fazendo alinhamentos internos sobre a metodologia e a modelagem de IA que serão utilizadas, buscando e definindo locais para instalação dos sensores, e entrando em contato com possíveis stakeholders para o Projeto. Se você tiver alguma sugestão de local de instalação ou stakeholders, pedimos gentilmente para entrar em contato conosco, respondendo a este e-mail.

Realizamos reuniões periódicas com todos os envolvidos no Projeto e pretendemos manter nossos stakeholders informados através deste Boletim de Novidades e reuniões trimestrais para que possamos ouvir suas sugestões e contribuições.

Abaixo listamos as principais conquistas do Projeto até o momento:

1. Recebimento do primeiro sensor de baixo custo da Bernard

Ele está instalado no IAG/USP e está em período de calibração e início de coleta de dados. Seguem fotos abaixo do sensor:

Figura 1: Fotos do sensor de baixo custo da Bernard Technologies instalado no IAG/USP, na parte superior do trailer de coleta de dados do professor Edmilson Dias de Freitas. 

2. Primeiros testes no desenvolvimento da modelagem de IA

Utilizando dados das Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar da CETESB.

3. Reunião com o Centro Paula Souza

Visando a possibilidade de instalação dos sensores nas Etecs e Fatecs.

4. Reunião com a CETESB

Reunião com a Maria Lúcia Guardani da CETESB de apresentação do Projeto QUALARIA e firmamento da parceria do Projeto com o órgão ambiental.

5. Formulário para voluntários

Criação de formulário para preenchimento de voluntários que queiram receber um exemplar dos sensores para a instalação em sua residência.

6. Apresentação do Projeto Qualaria 

Air Pollution Conference Brazil (APCB) e 5th CMAS South America (junho/2024), e Conferência Pan-Americana de Meteorologia de 2024 (CPAM 2024): Simpósio em Clima, Água, Energia e Alimentação (agosto/2024).

Figura 2: Professor Doutor Edmilson Dias de Freitas apresentando o Projeto na APCB (à esquerda), e Victória Peli apresentando o pôster do Projeto no CPAM 2024 (à direita).

Sugestões e Envolvimento de Stakeholders

A participação ativa dos stakeholders é essencial para o sucesso do projeto. Contribuições incluem:

  • Participação em reuniões e discussões;
  • Feedbacks construtivos para a melhoria contínua;
  • Envolvimento na tomada de decisões.

Continuaremos enviando boletins mensais e mantendo canais abertos para sugestões e críticas.

Caso deseje agendar uma reunião ou enviar recados, entre em contato pelos e-mails:
📧 amanda@meteoia.com | victoria@meteoia.com

 

Próximos Passos

  1. Apresentação do Projeto QUALARIA no 6º Fórum de Inteligência Artificial promovido pelo Centro Paula Souza (ETECs e FATECs) no dia 22 de outubro.
  2. Kick off meeting do Projeto QUALARIA em novembro, com a presença do pesquisador Guy Brasseur, do Instituto Max Planck Instituto de Meteorologia. Convites serão enviados nas próximas semanas

Objetivo do Projeto QUALARIA

O Projeto QUALARIA é financiado pela FAPESP e pelo BMBF, e é uma parceria da MeteoIA com o IAG USP, o Max Planck Instituto de Meteorologia (universidade da Alemanha) e a Bernard Gruppe (empresa alemã que produz sensores de poluentes de baixo custo).

O grande objetivo do Projeto QUALARIA é a criação de um modelo de inteligência artificial para previsão e monitoramento de poluentes do ar em alta resolução espacial, isto é, descrever a poluição no espaço em que os cidadãos vivem e transitam. Isso se dará com o auxílio da instalação dos sensores de poluentes de baixo custo da Bernard Gruppe na cidade de São Paulo, em locais onde não há monitoramento atualmente, em complemento à rede de monitoramento da CETESB como rede normativa.

O Projeto QUALARIA visa melhorar a maneira que São Paulo faz suas previsões sobre a poluição do ar. Queremos incluir nas previsões, que será disponibilizada em uma plataforma de dashboard, o envio de alertas e estruturação de dados que contribuam para a tomada de decisão sobre o risco à saúde da população, incluindo aumento da mortalidade e morbidade. Queremos também auxiliar na disponibilização de informações dinâmicas e de fácil leitura para a formação de políticas públicas.

Participe do projeto Qualaria!